domingo, 17 de julho de 2011

Quarto Dossiê para o Verão de 2012






















Tote Umabel








Bolsa Habuhiah






Tote Ariel 






Saco Caliel




Mochila Mikael 001













Verão 2012

New Edge




Soft Alternative





Technicolor Summer



Urban Jungle




300

Nada a ver com o rei Leônidas nem com espartanos; estou falando aqui sobre os mais de trezentos vestidos que compendiei e  farão o seu verão muito mais tudo. 

Shapes

























Estampas

Florais













Listras







Color Block





Xadrez




Bolas Bolinhas e Bolões


Animal Print


Estampa Localizada






Denin




Renda




Bordado





Estampa de frutas


Os Longos




A importância da diferenciação do Produto de Moda




A grande oferta de produtos não necessariamente se traduz em muitas opções de escolha: o cenário que se apresenta é de pouco de ineditismo e falta de soluções identificadoras através do produto em si. O desfio reside, então, em encontrar maneiras de se destacar e permanecer sendo competitivo. Através da gestão de diferenciação do produto de moda encontra-se uma forma de se destacar reinventando não só produtos, mas sistemas organizacionais capazes de incorporar em si as necessidades de continuidade.

 Com o aumento das motivações que consumidores a comprar, a competitividade se tornou hoje mais que um objetivo, mas uma necessidade no setor de moda. A capacidade de competir em meio às freqüentes transformações que ocorrem no setor, exige, dentre outros fatores, a utilização de estratégias que mantenham seus produtos competitivos e em ascensão no mercado.

Para isso dois fatores são fundamentais na definição estratégias de competitividade: preço e diferenciação.

Produtos diferenciados são estratégias de competitividade continua das empresas para manter seus consumidores animados e estimulados q comprar seus produtos e com isso se manter seu produto bem posicionado no mercado.

Empresas que investem em processos de inovação, diferenciação, originalidade e qualidade, práticas adotadas através de culturas instituídas nas empresas com o intuito de alcançar seus objetivos. A obtenção desse tipo de produto origina-se de processos que buscam unir as informações relativas ao mercado ao mercado, ao consumo, às tendências de moda, aos avanços tecnológicos, à criatividade e, principalmente, à capacidade da empresa em relação aos seus fornecedores, já que o desenvolvimento desse produto envolve a presença de vários atores, dentro e fora da empresa. 




As diversas características desse produto têm como objetivo a adequação às necessidades e, por vezes, superação das expectativas de um público consumidor que freqüentemente busca novidades e possui exigências em relação aos acabamentos e soluções encontradas. Um produto que seja capaz de conquistar e cativar seu público consumidor através de atributos diferenciados que, principalmente, dificultem sua comparação frente à concorrência.

As obtenções dos produtos diferenciados ocorrem através da organização interna das empresas para o desenvolvimento de novos produtos e processos, priorizando a criação de diferencias, e não a uma redução de custos. Na realidade a estratégia desse tipo de produto deve ser estabelecida, entretanto, um compromisso entre atributos de diferenciação e uma adequação destes à realidade de custos coerentes ao seu mercado.

O conceito de valor percebido pelo consumidor possui aspectos relacionados a preço, obtenção do que se quer qualidade comparada com preço, e o que se recebe em relação ao que se sacrifica. Valor pode ser definido como função positiva de qualidade, atributos extrínsecos com funcionalidade, atributos intrínsecos como prazer, abstrações elevado como valores pessoais, e como função negativa de valor percebido, podendo ser entendido tanto pelos dispêndios monetários quantos pelos custos não percebidos como o tempo e o esforço. Enfim, valor é função positiva do que se recebe e função negativa do que se sacrifica.




O mercado se concentra em cinco características de diferenciação, são elas:




1.      Forma: produtos podem ser diferenciados na forma, tamanho, formato ou estrutura física;
2.      Características: produtos podem oferecer características variáveis que complementam sua função básica. Ser o primeiro a introduzir uma característica nova e valiosa é uma das maneiras eficientes de diferenciar e competir;
3.      Desempenho: produtos com desempenho diferenciado e matérias-primas com alto grau de desenvolvimento tecnológico são atributos valorizados pelo mercado de vestuário;
4.      Estilo: é a percepção do consumidor em relação ao produto é um atributo que pode significar uma ruptura do impasse de uma decisão ou não de compra;
5.      Designe: o desenho é uma das maneiras mais eficazes de posicionar um produto. Todos os atributos relacionados acima são passíveis de designe, e o responsável por sua elaboração deve considerar o quanto investir em cada dos atributos para adequar o produto ao seu mercado. 




Ao compreender que a competitividade é um conceito dinâmico, a empresa deve criar instrumentos que possibilitem que as soluções encontradas não se tornem estáticas, ou meras fórmulas para obtenção de produtos diferenciados. Neste cenário cambiante na obtenção de resultados em ciclos de moda e produção mais curta, o grande diferencial de uma empresa acaba sendo sua gestão que permite o desenvolvimento de produtos e processos capazes de incorporar  as inovações necessárias para a continua existência de diferenciais.  

Inspire-se


Nancy Youdelman












Alois Kronschlaeger



















Beijos do:


Ilustarção de Marcos Borches em homenagem a Paul Poiret:


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