domingo, 23 de maio de 2010

Bureaux de Verão 2011 - Dossiê 2.




 
       
  Looks para inspirar!
(Parte 2)


Calças:



(Ilustrações: Marcos Borches)

Peças Avulsas (2):

(Desenhos de Marcos Borches)





Cores:



Beachwear:


Acessórios:


Street:



Estampas:



Inspiração Copa do Mundo da WGSN:


Do artista Kehinde Wiley para a Puma. Mais sobre esta pesquisa clique aqui.





A definição clássica para tecidos é: fios que se entrelaçam em ângulos que variam entre 45° e 95°, no sentido Latitudenal (Urdume) e no sentido Longitudenal (Trama). 
Já minha saudosa professora de História da Moda a Professora Serafina dizia que:
"Tecido é todo trabalho feito pelas mãos e um fio. Já que cestarias assim como tapeçarias são considerados tecido." (sic
Então vamos dizer que o que se segue, são mãos tecendo arte, pura e da melhor qualidade.










 











Que também faz Wareble Art





O que é Wareable Art?








 








 
 






 Claro que é. Bom as vezes, e dependendo de como é feito (leia a definição de Waerable-art acima). Aliás esse tema é uma das maiores pecha na moda brasileira devido o preconceito da moda em relação ao Carnaval Brasileiro.

Havia um concurso internacional de moda no Brasil, o SIFA-Smirnoff International Fashion Awards, que premiava estilistas que criavam a partir de um conceito. Muitos nomes, hoje famosos participaram: Ronaldo Fraga, Lorenzo Merlino e Caio da Rocha, o primeiro a vencer no 1º concurso. Tive a felicidade de participar e me classificar em 3º lugar no ano de 1994 com o tema : "A imagem alterada." 





Os Sapatos
(Criação: Marcos Borches)

Criados por mim, calçados por Juliana durante o desfile, executados por Fernando Pires  e aqui na foto calçado pela bailarina Laís Flávio (obrigadinho Laís e Frenando).

Que me inspirou para isso.
Para o SENAC-ESMOD

Inspiração pra lá de surrealista. Mas como achei o tema proposto um paradoxo, pois a função do designe é alterar a imagem que fazemos da realidade, resolvi então tratar da busca dessa alteração
O vencedor desse concurso foi Sérgio Martins com uma roupa toda feita de placas de cobre. A inspiração era a guerra como o grande alterador de imagens. Muito Forte! Em Dublin, na Irlanda, onde foi a grande final, competiu com 65 países e ficou em 2º empatado com a Espanha, país cujo estilista fez um modelo quase igual ao dele.

 

Em segundo lugar ficou a chiquérrima  Helena Augusta Afonso Da Silva, com um modelo inspirado em Christin Dior, só que no dela havia um paniê preso à cintura que aberto, dava a volta no corpo e se prendia na frente deixando ver atrás ver um origame que se abria em sistema de leque.

 


Bons e produtivos tempos!

Bom prá finalizar não da´prá falar que o Waerable-Art não vai à passarela de moda. Não depois do Que o designer Jum Nakao fez co seu Costura Invisível.

" Costura Invisivel" foi a última apresentação do Jum como estilista na SPFW. E ele não deixo por menos; fez uma coleção que tratava justamente do êfemero na moda e da futilidade dos desejos. De como tudo é passageiro. Todas as peças eram feitas em papel de vegetal e rendadas com raio lazer. 
A imagem foi tão impactante  que foi escolhida como a imagem do 10º  aniversário do SPFW. No final do desfile as modelos se rasgaram. Uma cena I N E S Q U C Í V E L. As reações foram as mais diversas neste instante eu simplesmente levantei. Me lembro que a editora de moda, agora metida a estilista Regina Guerreiro deu um salto de sua cadeira e deixou cair todo seu material. Érika Polomino na época não gostou, deu uma de Diane Vreeland e disse: "Não estou aqui para ver arte. Vim ver roupa..." (sic). Espero que ela tenha pensado melhor.  Eu sei que todo mundo já viu essas imagens, mas é sempre bom lembrar. Afinal brasileiro tem uma memória tão cuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuurta!





Costura Invisível


 

 
 

 

 

O que inspirou:


  

É, foi um belo espetáculo....eu tenho um pedacinho de um modelo rasgado que ficou na passarela, mas não consigo encontrar. Quando achar eu posto.
Beijocas!    



3 comentários:

  1. ¿puedo escribirte en español?? mis amigas portuguesas y brasileñas adoran que les escriba en español, y a mi me encanta tu lengua, el portugués es la lengua más bonita que existe, además se entiende muy bien!!!!

    un beso!!! beijos!!!

    ResponderExcluir
  2. bons tempos!... naquela tarde ao ver o sergio entrar com a saia no MUBES, tive certeza que seria o vencedor(ate aquele momento eu achava que seria vc), abraços

    ResponderExcluir