Looks para inspirar!
(Parte 2)
Calças:
Beachwear:
Acessórios:
Street:
Estampas:
Inspiração Copa do Mundo da WGSN:
A definição clássica para tecidos é: fios que se entrelaçam em ângulos que variam entre 45° e 95°, no sentido Latitudenal (Urdume) e no sentido Longitudenal (Trama).
Já minha saudosa professora de História da Moda a Professora Serafina dizia que:"Tecido é todo trabalho feito pelas mãos e um fio. Já que cestarias assim como tapeçarias são considerados tecido." (sic)
Então vamos dizer que o que se segue, são mãos tecendo arte, pura e da melhor qualidade.
Que também faz Wareble Art
O que é Wareable Art?
Claro que é. Bom as vezes, e dependendo de como é feito (leia a definição de Waerable-art acima). Aliás esse tema é uma das maiores pecha na moda brasileira devido o preconceito da moda em relação ao Carnaval Brasileiro.
Havia um concurso internacional de moda no Brasil, o SIFA-Smirnoff International Fashion Awards, que premiava estilistas que criavam a partir de um conceito. Muitos nomes, hoje famosos participaram: Ronaldo Fraga, Lorenzo Merlino e Caio da Rocha, o primeiro a vencer no 1º concurso. Tive a felicidade de participar e me classificar em 3º lugar no ano de 1994 com o tema : "A imagem alterada."
Os Sapatos
(Criação: Marcos Borches)
Criados por mim, calçados por Juliana durante o desfile, executados por Fernando Pires e aqui na foto calçado pela bailarina Laís Flávio (obrigadinho Laís e Frenando).
Que me inspirou para isso.
Para o SENAC-ESMOD.
Inspiração pra lá de surrealista. Mas como achei o tema proposto um paradoxo, pois a função do designe é alterar a imagem que fazemos da realidade, resolvi então tratar da busca dessa alteração
O vencedor desse concurso foi Sérgio Martins com uma roupa toda feita de placas de cobre. A inspiração era a guerra como o grande alterador de imagens. Muito Forte! Em Dublin, na Irlanda, onde foi a grande final, competiu com 65 países e ficou em 2º empatado com a Espanha, país cujo estilista fez um modelo quase igual ao dele.
Em segundo lugar ficou a chiquérrima Helena Augusta Afonso Da Silva, com um modelo inspirado em Christin Dior, só que no dela havia um paniê preso à cintura que aberto, dava a volta no corpo e se prendia na frente deixando ver atrás ver um origame que se abria em sistema de leque.
Bons e produtivos tempos!
Bom prá finalizar não da´prá falar que o Waerable-Art não vai à passarela de moda. Não depois do Que o designer Jum Nakao fez co seu Costura Invisível.
" Costura Invisivel" foi a última apresentação do Jum como estilista na SPFW. E ele não deixo por menos; fez uma coleção que tratava justamente do êfemero na moda e da futilidade dos desejos. De como tudo é passageiro. Todas as peças eram feitas em papel de vegetal e rendadas com raio lazer.
A imagem foi tão impactante que foi escolhida como a imagem do 10º aniversário do SPFW. No final do desfile as modelos se rasgaram. Uma cena I N E S Q U C Í V E L. As reações foram as mais diversas neste instante eu simplesmente levantei. Me lembro que a editora de moda, agora metida a estilista Regina Guerreiro deu um salto de sua cadeira e deixou cair todo seu material. Érika Polomino na época não gostou, deu uma de Diane Vreeland e disse: "Não estou aqui para ver arte. Vim ver roupa..." (sic). Espero que ela tenha pensado melhor. Eu sei que todo mundo já viu essas imagens, mas é sempre bom lembrar. Afinal brasileiro tem uma memória tão cuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuurta!
Costura Invisível
O que inspirou:
É, foi um belo espetáculo....eu tenho um pedacinho de um modelo rasgado que ficou na passarela, mas não consigo encontrar. Quando achar eu posto.
Beijocas!
muito bom parabens....
ResponderExcluir¿puedo escribirte en español?? mis amigas portuguesas y brasileñas adoran que les escriba en español, y a mi me encanta tu lengua, el portugués es la lengua más bonita que existe, además se entiende muy bien!!!!
ResponderExcluirun beso!!! beijos!!!
bons tempos!... naquela tarde ao ver o sergio entrar com a saia no MUBES, tive certeza que seria o vencedor(ate aquele momento eu achava que seria vc), abraços
ResponderExcluir