sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Inverno 2012 - 1º Dossiê

(Ilustração: Marcos Borches) 

Média de salários da indústria da moda no Brasil - em reais


Fonte: Pesquisa Salarial Carreira Fashion 2011
Área de atuaçãoAuxiliar / AssistenteProfissional plenoSupervisor / Coordenador / Gerente
Criação / Design / Desenvolvimento de Produto / Estilo1.346,262.860,345.189,06
Modelagem1.704,852.961,004.648,30
Pesquisa de tendências1.557,863.982,275.448,12
Coordenação de moda1.386,352.437,424.481,42
Visual merchandising1.838,962.600,447.106,27
Vitrine1.042,131.721,382.993,85
Compras em moda1.421,732.213,594.434,35
Consultor de imagem / Personal Shopping / Personal Stylist1.600,005.250,009.000,00



Convite



Fashematics



Chanel, Resort 2012

 Oscar de la Renta, Resort 2012
Sass + Bide, Fall 2011 Ready to Wear




Já postei sobre esse site que desvenda a "inspiração por trás da criação". Como humor nunca é demais aí estão as últimas: 




Quem quiser conhecer mais sobre o site é só clicar no nome Fashematics lá em cima ou aqui.

A revista Costura Perfeita Nº 63, que muito boa e muito profissa, além de ter um time de articuladores e matérias de primeira, publicou um artigo muito bom sobre planejamento: Planejar Para Ganhar por Roselaine Araujo.
Nesse foram listados os:

 Dez passos  para Planejar a Coleção

  1. Levante os números de todos os setores da empresa;
  2. Analise esses dados;
  3. Desenvolva o briefing adequado para cada nicho que opera;
  4. Faça o levantamento de custos;
  5. Distribua cotas para cada setor;
  6. Inicie a elaboração do planejamento;
  7. Promova a interação do planejamento com todas as áreas responsáveis;
  8. Verifique a ciência de todos os setores sobre o planejamento;
  9. Faça o acompanhamento e o direcionamento do plano;
  10. Realize a equalização semanal do planejamento.
Fonte: Fashion Live/Lu Ribeiro    

Como já falei sobre planejamento neste blog, achei interessante repassar esta lista. Uma das coisas mais importantes na fase de elaboração do designe é organizar as idéias de forma muito clara então vou passar um sketch de uma coleção de malharia retilínea que acho muito bacana. 
























Tricot Sketch







Cartela de Cores Pantone:


Tendências Interfilière Moda Inverno 2012




Estamparia Corrida Inverno 2012/13

1. Tapestry


2. Painterly stripes


3. Cross stitch




4. Big blooms

5. The silk road

6. Pre-war prints




7. Go for baroque


8. Indonesian inspiration


9. Color block


10. Opposites attract










Shapes para vestidos Inverno 2012:











Cardigãs e Suéteres:
Inverno 2012  











Calças:
Inverno 2012








Shorts:

Inverno 2012


 O Jeans 




(fonte: Internet vários sites) 



O Xadrez













E aqui vai uma gentileza da Carol Sanches (Flores e Corações E CLICTV)

EXPLICAÇÃO DAS LAVAGENS



• Advanced Color: Processo rápido e econômico em baixa temperatura à 60ºC que, caracteriza-se pela utilização de um produto catiônico (Interactive) específico para o pré-tratamento da fibra celusósica antes do tingimento.
A fase tintorial é feita com os corantes reativos de alta geração selecionados para este processo à 60ºC, conforme procedimento em nosso catálogo de cores.



• Bigodes Tridimensionais: Efeito que simula as marcas do tempo nas regiões das roupas que sofrem maior desgaste (parte da frente da calça na altura do cavalo). A mesma técnica tem sido aplicada também em peças 100% algodão, como as camisetas. Podem ser feitos vários tipos de bigodes tridimensionais, como:
- Bigode com grampo
- Bigode na prensa
- Bigode Natural


• Biofomo: Processo Biomofo específico para sobretingir por esgotamento as peças confeccionadas, criando um visual “mofado” nos pontos em baixo relevo sobre o jeans tais como: cós, passante, costuras laterais, parte externa da braguilha, bolsos e barras.


• Black Desbotado: Este é o principal tipo de lavagem. O jeans black fica totalmente desbotado e com aspecto Vintage (envelhecido). 

• Clareamento | Bleaching: Técnica que usa permanganato de sódio ou outro descolorante químico, como o cloro para clarear a peça.Corrosão: Processo utilizando permanganato, aplicado na peça com giz. É passado nas costuras, bolsos e detalhes, dando um efeito mais claro na peça.


• Craquelado: Efeito obtido com o uso de pinos e prensa térmica em algumas partes da peça beneficiada, como na parte de trás da barra da calça, próximo dos bolsos e na altura das coxas.


• Deep Blue | Black on Blue: Baseado na técnica doublé-dyed denim. No processo, o fio de urdume é tinto em azul e depois sobretinto em preto ou azul, de modo que com uso e as sucessivas lavagens o azul que está embaixo começa a ser revelado. O mesmo efeito pode ser obtido na lavanderia com a peça já pronta confeccionada em denin azul e depois sobretinta em preto ou outra cor definida pelo estilista.

• Délavé ou Bleached: Processo curto de tingimento, muito usado na preparação de chambray e denim leve que resulta um tecido com tonalidade bem clara de azul. 

• Destroyed: Destruído. Lavagem parecida com a estonagem combinada com alvejamento. Nesse processo é empregada uma quantidade maior de enzimas que chegam a corroer a fibra, deixando a peça com aspecto de surrada. Áreas nas quais o atrito é maior, como a barra e o cós, ficam puídos.

• Dirty Blue: 1 - Pode ser feito durante o processo de fabricação do tecido, quando o fio do urdume recebe dois tipos de corantes (o fio é tinto de uma cor e depois sobretinto de outra). 2 – O efeito dirty pode ser conseguido durante o processo de beneficiamento da peça já pronta na lavanderia. Nesse caso, a roupa recebe um tingimento rápido com a cor escolhida pelo estilista e, em seguida, é submetida a uma lavagem para eliminar o excesso do corante aplicado. Com isso, o fio da trama acaba absorvendo parte do corante, criando o efeito dirty (do inglês, sujo).

• Dusty Wash: lavagem realizada em tecido estonado que recebe corantes acinzentados. Indicado para peças prontas.


• Ecolzol: Tingimento e amaciamentos simultâneos. Ecolzol são corantes únicos, dispensando os auxiliares do processo de tingimento, indicados em processo rápido para sobretingimento por esgotamento do Jeans e do PT em peças confeccionadas.

• Estonagem ou Stonewash: Técnicas usadas para acelerar o desbotamento ou clareamento do jeans. Apesar do termo stone (do inglês, pedra), o processo pode ser realizado usando diferentes materiais. Apenas com pedra ou só com enzimas ou com a mistura dos dois. A intensidade do desgaste depende do tamanho da máquina lavadora, do número de pedras usado para o atrito, da quantidade de enzimas, entre outras variáveis. Lavagens como essa demoram, em média, uma hora. O aspecto desgastado ou de usado fica mais intenso nas regiões de costura, bolsos, vistas, cós. Pode ser aplicada também em peças tingidas ou estampadas. No Brasil, a pedra mais usada para tratamento é a cinasita.


• Fix-Pin: Técnica que consiste em prender pinos de plástico em partes previamente escolhidas pelo estilista ou laundry design, para depois submetê-las a uma lavagem com atrito. No final, os pinos são soltos revelando rugas acentuadas e nuanças no tecido. Nas camisetas, com o tempo e as lavagens caseiras o efeito vai desaparecendo.

• Fire Wash: lavagem realizada em jeans escuro (índigo ou Black) com corantes vermelhos que produzem tons próximos aos do fogo ou aos de terras barrentas. Efeito é mais bem obtido em peças confeccionadas.


• Gold Wash: lavagem realizada em jeans que tenha uma base estonada média com sobretinta em tom cáqui, dando efeito de envelhecimento. Indicado para peças confeccionadas.

• Jato com Areia: Técnica de corrosão localizada usando jatos de areia aplicados com revólveres especiais. Já foi mais empregada. Tem sido substituída por processos menos agressivos à saúde do operador. O uso desse processo exige instalação de poderosos sistemas de exaustão e ventilação. Atualmente não é mais usado a areia, e sim o dióxido de alumínio, para proteger a saúde dos operadores, evitando o câncer.


• Jato de Permanganato ou Permanganato de Potássio: Técnica de corrosão aplicada com pistola industrial para clareamento localizado das peças. Em alguns casos, as áreas a serem desbotadas são antes lixadas para melhor definir as zonas de desbote. 


• Laser: Técnica usada para marcar as peças usando raios de laser, que queima o corante do tecido. A aplicação é feita por equipamentos computadorizados, também conhecidos como robôs de aplicação. Como se trata de alta tecnologia, os equipamentos ainda são considerados caros e nem todos beneficiadores contam com demanda que justifique o investimento. 


• Light Used: lavagem realizada em alvejantes químicos de alta densidade, provocando efeitos de desgaste e envelhecimento em jeans claros.


• Lixado: Método de abrasão manual ou mecânica. Desgasta a peça de jeans ao mesmo tempo em que amacia. O processo também pode ser feito por máquinas, garantindo a reprodutibilidade dos efeitos.
• Marmorizado: Processo de envelhecimento para índigo, sarja, malha 100% algodão e malharia retilínea. – Consiste na oxidação da peça usando pedras cinasitas, tampinhas de metal de garrafas, rolhas ou outros materiais associados à descolorantes químicos, como cloro ou permanganato. O efeito pode ser marcadamente branco ou envelhecimento uniforme com desbote um pouco mais acentuado na área próxima às costuras.

• Médium Distressed: lavagem realizada em jeans escuro com amaciamento prévio, sendo que o tecido é lixado depois manualmente.

• Mud Wash: lavagem realizada em jeans azul ou preto escuro com sobretinta verde, muitas vezes produzindo efeito de camuflado.

• Overdyeing: Processo de sobretingimento. Vale tanto para o fio como para a peça pronta.

• Paint color: É um tipo de pigmento. A peça é colocada em uma esteira onde são respingadas tintas coloridas. As cores mais utilizadas são branco e preto.

• Peletizado: Processo mecânico de lixamento, que torna o tecido macio ao toque. Referência à pele de pêssego.


• Pigmentos: Normalmente é um dos últimos processos que a peça passa, com uma pistola são aplicados pigmentos à peça que simulam cores de sujeira, como barro, poeira, encardido, entre outros, dando a peça uma cara de envelhecida.

• Pipoca: É uma máquina que possui diversas agulhas onde a peça é prensada e essas agulhas puxam o fio do jeans.
• Pré-Washed: lavagem realizada com a finalidade de amaciar o tecido, por meio de enzimas amaciantes ou silicone. Sem acabar com a solidez do índigo, esta lavagem torna o produto agradável no toque e uso. Não muda o tom do tecido.


• Puído: Desgastar a peça em lugares como barras, parte de cima dos bolsos, pernas, dando o efeito de desfiado, rasgado, utilizando pedras e rebolos em maquina de alta rotação (retifica). 

• Raw (bruto): Aspecto de bruto, puro ou “no-washed” (não lavado). Este look aparece ainda mais evidenciado com efeitos amassados, dando um aspecto amarrotado à peça.
• Remendo: Com uma cola específica é passada no remendo, que pode ser um jeans ou uma malha, o remendo é colocado no lugar escolhido da peça (que pode ser na barra, no meio da perna, em baixo do puído) e é prensado em uma maquina.


• Resina: É utilizada para “segurar” o azul do jeans (mantém o jeans escuro). E também para “segurar” o efeito craquelado e bigodes tridimensionais. 

• Scrunch: A peça é colocada uma a uma em uma rede, por uma máquina a vácuo. Após esse processo as peças vão para as máquinas onde podem ser estonadas ou tingidas. Por estarem em redes a estonagem ou tingimento pegará apenas em algumas partes da peça, dando um aspecto de manchas e marcações.



• Second Hand: lavagem realizada com pedras que proporcionam aspecto de roupa usada na peça, como se fosse de brechó.

• Snow Wash: lavagem realizada com respingos aleatórios de material químico corrosivo, que embranquece a peça pronta em determinados lugares como se fossem flocos de neve.

• Soft Rigid: lavagem realizada em tecido virgem, visando um leve amaciamento.

• Sulphur Ecoldye: É um método rápido de tingimento sulfuroso cationizado sobre peças confeccionadas em PT e Jeans; podendo se criar diversos efeitos diferenciados após tingimento tais como: corrosão, puídos, marmorização, bigodes resinados, pigmentados etc.

• Super Stone: Técnicas usadas para fazer a marcação do tecido, não agredindo a fibra. O processo é realizado com a mistura de pedra e enzima. A intensidade do desgaste depende do tamanho da máquina lavadora, do número de pedras usado para o atrito, da quantidade de enzimas, entre outras variáveis. O aspecto desgastado ou de usado fica mais intenso nas regiões de costura, bolsos, vistas, cós. Pode ser aplicada também em peças tingidas ou estampadas



• Super Claras e Ice: Lavagens agressivas com sujinhos nos tons cru e areia (aspecto empoeirado) e também lavagens que dão efeitos descoloridos e alvejados, que vieram para atender a necessidade de tons mais fáceis de manter, substituindo os tons brancos do verão, que exigem muitos cuidados. Dentre os processos, encontramos: alvejamentos mais fortes e redutores.

• Super Stonewash: Processo de lavagem que pode levar mais de seis horas, dependendo do efeito que o estilista pretende dar à peça. O efeito de envelhecimento é mais acentuado nas costuras e nos bolsos.

• Tie-Dye: Técnica de branqueamento ou tingimento aplicada ao tecido ou à peça já pronta. A peça ou o tecido são torcidos e mergulhados em corante, de forma que ao ser aberto terá aparência de manchado. Visual muito usado entre os anos 60 e 70, que voltou à moda a partir de 2000.

• Ultra hiper: Técnica usada para fazer o clareamento da peça usando um redutor mais soda. Deixa a peça num tom claro e acizentado.

• Used: Como o termo em inglês indica, tipo de beneficiamento que deixa o tecido ou a peça pronta com aspecto de muito usado. Para obter esse efeito, é usado jato de permanganato, de areia, alumínio, entre outras substâncias.

• Vintage: Tratamento à base de enzimas, com ou sem branqueamento. O efeito é de uma roupa antiga, daquelas compradas em brechó. 


Inspire-se:















Luz é disso que precisamos!

DEVON SMITH


















A moda ecológica da joalheira:

 Maria Mastori









Não deixem de conferir as novidades em acessórios da Le Sac D'or 
(Ilustração: Marcos Borches)