quinta-feira, 10 de junho de 2010

Consciência Eco-Fashion





Com que roupa eu vou?

O que vamos vestir hoje? Uma camiseta feita de fibras de algas marinhas ou uma calça feita de fibra de bambu? Quem sabe uma saia de algodão orgânico? Ou vamos ao shopping comprar uma blusa de seda e um suéter de lã de ovelha merino free-range criadas nos Alpes no Sul da Nova Zelândia alimentadas com o resíduo das larvas que produziram o casulo de sedada qual foi feita a blusa?






Para eco-fashionistas, as escolhas verdes são cada vez mais variadas. 







“As opções hoje são numerosas e demonstram que a atitude eco-fashionista é um comportamento que veio pra ficar. É uma escolha de estilo de vida, não se trata de uma moda passageira é uma tendência. Moda verde é mais do que uma moda passageira. É uma escolha de estilo de vida, diz Cynthia Spencer, uma tendência “spotter”.”





De fato a matéria-prima orgânica, auto-sustentável ou ecologicamente correta em todos os seus aspectos ainda é cara. Devido a isso os estilistas sempre apostam em um designe mais atemporal. Que não esteja sujeito a modismos temporários



Nas araras da maioria das marcas e grifes os itens fabricados com esse tipo de matéria prima ainda é pequena e geralmente faz parte de uma estratégia de imagem, não de um conceito de estilo.





Preocupações sobre a saúde pessoal e um planeta saudável levaram uma revolução verde. A moda é uma parte disso.



(Ilustrações Marcos Borches

E então, com que roupa eu vou? 

Qualquer uma! Desde que seja fabricada dentro de padrões ecologicamente corretos.

Para os mais atentos, fica claro que as ilustrações acima são recicladas de posts anteriores. Essa brincadeira com forma e shape tem dois propósitos; sugerir inspiração de estampas e ilustrar o post de hoje sobre:




 (Marcos Borches - Auto-Retrato/òleo sobre tela)
Insetos, natureza, floresta, estilo high-tech, tecidos inteligentes, formas futuristas. E pronto: está aí o mais novo conceito da moda (e não só da moda). O eco-futurismo, ou o eco-tech, o futurismo orgânico, os jeitos de nomear as tendências são muitos.
Inspirado pelo TOPBLOG 2010 resolvi investigar o assunto um pouco mais. E descobri coisas fantásticas. Muito foi feito mas muito mais tem de ser feito. O Brasil tem assumido grandes atitudes em relação ao assunto. Somos criativos não dá pra negar. E só a campanha pelo biodiesel já vale o engajamento. Muitos no meio fashion torcem o nariz quando se fala em causas há serem defendidas. Parece que a animosidade e alienação tomou conta do povo. Existe uma dicotomia entre atitude de moda e atitude social positiva que se empenhe em uma causa maior. Reciclar lixo...credoooo!!! É infelizmente, o que a maioria diria. Vão a Europa duas ou mais vezes por ano pesquisar moda e não sabem onde é posto de reciclagem mais próximo. Com certeza este post, como outros, não deve causar comoção nem dar retorno. Até entendo os que não se manifestem. No FEEDJIT, pelo que acompanho, a maioria do povo entra pra copiar modelo, pegar bases técnicas (como são de confecção ou de escolas de moda fica chato agradecer em público) e tradução de termos de moda. Continuem fazendo, esse Blog é para isso também. Mas é também para discutir questões mais interessantes. Como sou um low profile incorrigível, não uso nenhuma outra rede de comunicação social (orkut, Twitter, msn,...etc) nem vou, aliás não uso nem celular e vou muito bem obrigado.
Mas aos que se interessarem este post está recheado de links, como todos os meus posts, pois quero que tenham aqui uma ferramenta de trabalho e pesquisa. E na medida do possível um pouco do meu universo particular. Sou low profile, mas estou longe de ser egoísta. Se querem mais peçam. Não estou aqui vendendo trabalho. Estou tentando prestar um serviço.  



Ou sustentabilidade no universo fashionista


Essa é uma questão que tem sido muito discutida. Embora poucas ações de alto impacto tenham sido efetivadas. 
Essencialmente os produtos com esse conceito, devem ser amplos e atingir toda cadeia produtiva, a roupa e acessórios são feitos de matérias-primas orgânicas produzidas sem agrotóxicos ou de materiais reciclados. Nenhuma substância química nociva e alvejante é utilizada para processar os produtos. E os trabalhadores recebem salários justos e desfrutam de condições de trabalho saudáveis
O que me intriga nesta história toda é que a grande maioria das pessoas não se tocou; o planeta esta se lixando pra isso. Nosso egocentrismo é tão grande que simplesmente nos impede de ver a verdade dos fatos.
Falamos em salvar o planeta, mas não falamos em salvar nossa pele, pois é disso que se trata.
Raciocinemos um pouco. A terra tem mais de 14.000.000.000 de anos e já passou por muitas devastaçãoes; se desertificou e espécies foram extintas. Mas se recuperou e criou novas espécies, nós por exemplo. Se destruirmos as condições de vida, e é disso que se trata, não destruiremos o planeta. Somente nós e muitas outras formas de vida serão destruídas. Não o planeta, que em cem mil anos se recupera; nós no entanto não estaremos aqui para ver isso. Essa é a grande verdade. 


(Ilustração Catherine Alexandre)

Eco-moda não significa uma moda feita de saco de estopa”, diz Aimeé Hitchner, co-proprietário de Ginger, uma boutique na Flórida, que inclui uma gama de rótulos ecológicos.


Eco-fashion é uma tendência de grande potencial no mercado de vestuário, diz Paige Blackwelder (Sex in the city - 2), co-proprietário de Tuni, outra loja na Flórida.
Cada vez mais designers estão oferecendo roupas feitas de algodão orgânico ou materiais sustentáveis como bambu, sojas e de cânhamo, diz ela.
"Apesar de a maioria dos clientes não solicitarem os produtos conhecidos por eco-fashion, eles estão intrigados com a variedade de matérias de bases e estão dispostos a experimentá-los, diz Blackwelder.




Apesar de a maioria dos clientes não solicitarem os produtos conhecidos por eco-fashion, eles estão intrigados com a variedade de matérias de bases e estão dispostos a experimentá-los, diz Blackwelder.
A oferta nas boutiques de malhas de bambu está vendendo bem, diz ela. Ela também planeja lançar uma linha de bolsas feita a partir de papel japonês e garrafas de água recicladas.







Designe de interior também está se aderindo ao eco-friendly como a Figleaves, varejista online de peças de moda íntima, lançou Greenleaves, um departamento dedicado a cuéca de matéria ecológica, sleepwear e loungewear. E os fabricantes de calçados estão saltando no movimento verde, fazendo sapatos com saltos de bambu, cabedais de linho e cortiça orgânico e solados de borracha reciclada.

A Designe Cork já vem fazendo há algum tempo: 











Claro que seus preços não são acessíveis pois trabalha com cortiça. 
Áh! Mas a cortiça não está em extinção?
Não para a Cork, que cuida para justamente isso não aconteça.  

Olha esse sistema de vasos que simulam processos da natureza, também criados pela
 Designe Cork.


Dá pra acreditar? Mas até Stella McCartney aderiu:

E que pode ser feito com essa fibra (Além da calça que ela veste)? Veja você mesmo:

Da moda feminina à ... 




...moda Masculina:



Do conforto....
 










...à sofisticação:









Do utilitário Chic.... 






...à salvadora utilidade:



Funcionado como um filtro eficiente e poderoso.


Já a Switch Flops 
além de trabalhar com recicláveis e matérias auto-sustentáveis, criou peças moduladas como essa sandália.:

Que você pode trocar as tiras.
Já a Dopie criada  pela Terra Plana. Foi desenhado por Matthew Harrison, enquanto estudava na Royal College of Art em Londres e desenvolveu, em conjunto com a Terra Plana. 





(Thanks The Trend Huntersfor images)

Eco-Ganik
E sua moda eco-sustentável que é apresentada no Mercedez-bens Fashion Week:


Que por sua vez investe em outra fibra inusitada: o Banbú.

A Tenebro é a empresa que investe pesada na obtenção do fio.
Aqui já beneficiado e comercializado pela gigante Alibaba.

Designe em técnologia celular para a Chute
Atributos eclógicos conferidos aos produtos sustentáveis:
Orgânico
(O)
Feita a partir de materiais naturais ou de fibras (como algodão, seda ou lã), sem pesticidas e outros químicos tóxicos, como certificado "orgânico" por várias organizações.
Natural
(N)
Feita a partir de materiais naturais ou renováveis ou de fibras (como cânhamo ou de bambu), utilizando processos naturais e sem agrotóxicos.
Reciclado
(R)
Feita a partir de materiais já existentes, tecidos ou metais, muitas vezes, subtraídas roupas ou acessórios feitos previamente e retrabalhadas em novos.
Vintage / Remnant
(V)
Feita usando vintage, excedente ou tecidos remanescentes ou materiais.
produção ecologicamente consciente
(E)
Feitos por eco-friendly e / ou processos naturais, tais como azo-free , impressão digital, uso de couro não-cromo e tratamentos de tecidos não-tóxicas.
Localmente
(L)
Feitas no localmente, apoiando a produção em terra e usando menos combustível para chegar até você.
Feito com trabalho justo e sustentavel
 (F)
Feito por trabalhadores em condições justas e éticas, tais como horas de trabalho e salários justos, não há trabalho infantil e direitos sindicais. No caso de produtos "Comércio Justo" certificados ou acreditados esta será especificada.
Artesanal
(A)
Feitos por artesãos com habilidades artesanais, ajudando a preservar as tradições culturais e ancestrais nas comunidades.
Custom Hand / Made
(H)
Feitos à mão, à ordem ou em pequenos lotes, ajudando a promover a qualidade e habilidade, e para evitar "fast –fashion” (modinha) e ficar rapidamente fora de moda".

A Marca Bioculture Uk, aderiu esse atributos:
Todas feitas em couro vegetal

Não pense que o conceito Eco-Friendly se restringe à moda alternativa.





Com direito a editoriais de atitude e bem elaborados:











É um a excelente revista. Moderna e atenta a todo esse universo.

Outro lugar-web muito bacana é o: 


Lá você encontra moda sustentável com diversas marcas e muita informação de tendência: 



Todos com fibras orgânicas. E na seção vegan olha o que tem:
A sandália Melissa Zen Girl 
 

da linha Vivienne Westwood que a Carol amou
.

Com salto e a que eu particularmente achei interessante:

O que é Vegan?


Vegan ou Veganismo é uma filosofia de vida motivada por convicções éticas com base nos direitos animais, que procura evitar exploração ou abuso dos mesmos, através do boicote a atividades e produtos considerados especistas. Portanto é um conceito irmão do eco-friendly.
São vegetarianos por excelência. O que me parece meio paradoxal no conceito é fato de possuírem animais de estimação. E esses apesar de carnívoros, adotam compulsoriamente, a filosofia de vida dos donos.


Hummm...Um caso a se pensar.

Não pode faltar na estante de qualquer fashionista eco-freindly que se preze:

Eco-Chic: O Paradoxo da Moda, de Black Sandy. Data de lançamento: 4/15/08 por Black Dog Publishing, Reino Unido.
Moda Sustentável: Por que agora? Uma conversa explorando questões, práticas e possibilidades, por Janet Hethorn, Ulasewicz Connie, Yvon Chouinard. Data de lançamento: 08/04, pela Fairchild Books.
"Através de uma coletânea de ensaios especialmente encomendados, Moda Sustentável: Por que agora? Examina as questões de sustentabilidade, designers, desenvolvedores de produto, e os consumidores como eles vão enfrentar seus negócios de criação, uso e reciclagem de vestuário e moda. Num sentido mais amplo , o livro considera que "sustentabilidade" significa que a par da "moda", dois conceitos aparentemente contraditórios como a moda é tudo sobre a mudança e sustentabilidade, a preservação é tudo sobre ... "



Moda e Têxtil Sustentável: Journeys Design, por Kate Fletcher. Data de lançamento: janeiro de 2008, por Earthscan Publications Ltd.

Art of Shade:





O mundo dos designers de moda verde é ainda uma muito pequeno. Mas alguns nomes prometem:






No site G Living vocês vão encontra uma entrevista muito bacana com ela e outros fashion designers engajadissímos a causa eco-sustentável  e mais recentemente no Tree Hugger. Muita informação.


Outro site bacana e com muita informação eco-friendly fashion:


O craft por sua vez tem um papel fundamental em relação ao refreamento de consumo inconsciente. Crafters é a pessoa que faz craft. Craft é um uma outra forma de se dizer artesanato.
O trabalho manual, com certeza ajuda a pessoa a domar a ansiedade e proporciona uma satisfação natural pelo simples fato de se ter feito algo. 

Que recicla materiais e cria objetos de uma delicadeza incrível. 

 


Na recente montagem do épico "The Lord of the Rings" produzido por Kevin Wallace Ltd, e encenados em Toronto e Londres Wiliam Bennett  lhe encomendou alguns painéis:



Mais do seu trabalho pode ser visto no site Ecoteriors

Enquanto isso no maravilhoso mundo das artes...
...a reciclagem é palavra de ordem:





Muito mais no site Current.

Ji Yong Ho


Pneu reciclado.











Esculturas de utensílios domésticos.

















"Trash People"



Artista plástico que trabalha no limiar do craft-art, a FUWL criou o conceito visual em torno Botânico, refletindo a diversidade da natureza da arquitetura orgânica e riqueza de detalhes. Natureza fotografia e artesanato têm inspirado flores, ervas e plantas em vinil e tecido.

















O mundo designe se mobiliza!



Atelier Bom designe
Nascido em São Paulo e estabelecido em Lauzane, Suissa.









Andrew Kim


Que já foi apresentado neste blog em outro post sobre designe. No auge dos seus 18 anos criou esse designe para a Coke  feita de resíduos de cana de açúcar que além de melhor acondicionamento, ocupando menos espaço é biodegardavel.





Para conhecer, criar e wikizar Futuros Desejaveis:



Crie Futuros é um movimento para a criação e disseminação de visões de futuros desejáveis, com a finalidade de motivar e mobilizar as pessoas, inspirar escolhas e identificar oportunidades de inovação. 
Por meio de atividades presenciais e virtuais, o Movimento CrieFuturos convida as pessoas, comunidades e instituições a buscarem respostas à pergunta: “Se tudo fosse possível, que futuro você desejaria?”. Estas respostas – visões de futuros desejáveis – são publicadas no site WikiFuturos, uma Enciclopédia Colaborativa  de Futuros Desejáveis.
Criação e disseminação de visões de futuros desejáveis, com a finalidade de motivar e mobilizar as pessoas, inspirar escolhas e identificar oportunidades de inovação. Por meio de atividades presenciais e virtuais, o Movimento CrieFuturos convida as pessoas, comunidades e instituições a buscarem respostas à pergunta: “Se tudo fosse possível, que futuro você desejaria?”. Estas respostas – Visões de futuros desejáveis – São publicadas no site WikiFuturos, uma Enciclopédia Colaborativa  de Futuros Desejáveis. 





Do qual também participo. 


Aliás, tem convite para esta terça feira.


Vou começar com três dos melhores e mais eficientes.

O ninho de beija-flor.


O ninho-casa de joão de barro.


E esse fabuloso cupinzeiro.
O resto é balela mas vamos lá.


Dragonfly







Uma fazenda vertical de 128 andares.

A Torre Eddit





Essa incrível obra arquitetônica é totalmente insustentável. 



O Monolito, totalmente auto-sustentável.


A The Cocept of Waterpod  Project 


Trabalha com uma idéia bem interessante. Seu conceito tenta buscar moradias nômades estabelecidas na água. Estranho? Então olha só seus mais recentes projetos:








Um trabalho louvável.

Parece que a palavra de ordem é integração.

Deliciosa sabedoria Hobbit.


Para um estilo bem contemporâneo:


Vista do Hotel Everland
E sua incrível suite movel:
 


De tirar o fôlego "né"?

E para um jardim ou mesmo o interior:





UM SOPRO DE ESPERANÇA

Uma solução bem simples seria se nos acostumassemos com as shopping bags. Aquelas sacolas a venda em supermercados de tecido ou pvc, que servem para substituir os sacos plásticos. As vezes até a compramos mas esquecemos de levar no supermercado para a próxima compra. Falo por mim nesse caso que já comprei umas dez.
A associação dos artistas plásticos de cascavel  faz workshops de criação para shopbags. Bem bacana essa atitude.
 
Criativas ou não o importante é telas e usá-las. Se forem feitas de tecido fabricado com fio reciclado de garrafas pet melhor ainda.
 




Essas são do site Reusablebegs

Pois é, tecidos de garrafa pet sim. E dá pra se fazer tudo que se faz com qualquer outro tecido:









Muito mais no site Futuro do Presente

E para acondicionar suas roupas de forma inteligente o designer chinês Xuan Yu's teve a idéia de pegar duas garrafas vazias de pet e parafusar num bocal duplo:








Concluindo:



Na realidade idéias criativas com atitude até existem. A criatividade é inerente ao espírito humano.
O que realmente falta é tomarmos consciência da  urgência de soluções de impacto que atinja o coletivo de modo que vejamos os fatos. A grande verdade que está bem debaixo dos nossos narizes. Quem realmente necessita de ajuda não é bem o planeta. E sim várias espécies  animais, vegetais e nós.
Talvez cheguemos num ponto onde não haja mais volta. 
Quanto ao planeta, é como eu disse em 100.000 anos Ele se recupera e isso em idade planetária é só um segundo.  


Clique nas letras e encontrarão blogs que promovem a mudança de consciência:


A, B, C, D.

Nenhum comentário:

Postar um comentário