domingo, 16 de maio de 2010

Planejamento de coleções de Moda.





No Rio Fashion Week de 27/05 a 01/06
Coordenado pelo curso superior de moda SENAC/ESMOD



A partir de 24/05/2010 estará aberto para inscrição em suas várias oficinas. O evento é concomitante com o SPFW- São Paulo Fasshion Week. Nesta edição, algumas participações merecem destaque. A Conversa transversal de abertura traz a curadora Cristina Freire, autora do livro Arte conceitual (Jorge Zahar, 2006) e co-curadora da 27ª Bienal de SP. Na mostra Desfiles incríveis, Ronaldo Fraga vai comentar três de suas inesquecíveis apresentações no SPFW e Alexandre Herchcovitch conversará com a pesquisadora Cristiane Mesquita sobre dois de seus emblemáticos desfiles.


As inscrições poderão ser feitas por email educativo@mam.org.brMas lembre-se; sómente a partir do dia 24/05. Participem!



                                               “Moda não é arte. Moda é comércio!”
Diana Vreeland (29 de julho de 1906, Paris – 22 de agosto de 1989, Nova Iorque). Colunista e Editora das consagradas:Harper’s Bazaar (de 1937 a 1962) e Vogue (de 1971 a 1987).


Começo com esta afirmação de um dos maiores mitos da Moda do Século XX.

Concordo em partes com essa lendária senhora. A arte está justamente no talento de conciliar tanta informação e transformar em produto. Um produto que tem que vender, é certo. Ma os meandros deste sistema terá de ser permeado por um artista que é malabarista, atirador de facas, domador de feras. Que além de tudo; arma o circo batendo estácas e cobrindo tudo depois com a lona. E no fim do espetáculo é atirado de um canhão como bala humana. Mas sucesso é sinonimo de vendas. Quando dava aulas, meus alunos sempre me perguntavam quem era o melhor estilista; Ralph Lauren na época 2,8 bilhões de US Dollars ao ano. Eu respondia que era o que mais vendia; entretanto não era o que mais gostava, e ainda gosto, Yohji Yamamoto(600 milhões US Dollars ano, na época(2002 ).É verdade, vender é preciso.

 Bom se assim é, temos de falar em metas. Quando se fala em metas deve-se falar em quais e para que. O primeiro passo é entender o que é o planejamento de coleção. E planejar é pensar naquilo há se fazer para viabilizar o projeto. Organizar, estruturar, controlar e supervisionar absolutamente tudo.
Ele pode ter dois caracteres, um de cunho acadêmico e outro de caráter profissional. Falaremos aqui do caráter profissional. Que é quando o dossiêr de planejamento se insere no contexto empresarial.
A atividade é essencialmente gerencial, pois se trata do dimensionamento e viabilização de um produto atravéz de um projeto de gestão, que por sua vez é direcionado para um seguimento de consumo. Essa relação envolve custo-benefício. E é esta relação que está fundamentado todo o processo “fazer-fazer”.
Esse processo “fazer-fazer” por sua vez, deve-se fundamentar em pesquisa. A pesquisa por sua vez, permeia todos os demais processos. Não me refiro aqui somente à pesquisa de Moda. È de importância vital para o seu negócio saber:



Tudo começa com uma pesquisa minuciosa do todo poderoso:

Target, ou se preferirem:

Público Alvo.


Seguimentos de Mercado é uma técnica do Marketing que agrupa e estuda consumidores por hábitos na hora da compra.

Esse estudo, hoje é realmente complexo, mas fundamental para o sucesso da estrutura comercial de uma empresa. Como nossa proposta é Fashion Trends e não de marketing. Vamos abordar aqui somente o básico para que se possa entender e dar andamento no dimensionamento do trabalho de desenvolvimento das coleções. Já que se trata de um tema que consome anos de estudo específicos, de profissionais que se especializam no assunto. Então qualquer pouca coisa que eu diga, corro o risco de parecer simplista.

O processo de segmento comporta 4 etapas básicas:




c. Critérios de comportamento face ao produto (Segmentação em função do estatuto do consumidor e da sua fidelização; Segmentação face ao processo de decisão; Segmentação em função das quantidades adquiridas; Segmentação em função da sua rentabilidade; Segmentação em função das situações ou eventos; Segmentação em função dos hábitos de utilização;








4. Definição da política de marketing para cada segmento selecionado. Então a segmentação de Mercado tem a função de:

Identificar as variáveis de Segmentação, segmentar o mercado e desenvolver os perfis dos segmentos resultantes.

Identificado o Alvo ou Alvos de Mercado deve-se:

Avaliar a atratividade de cada segmento e então selecionar o(s) segmento(s) alvo(s).

Posicionamento da Ofertra:

Identificar os possíveis conceitos de posicionamento para cada segmento –alvo. Selecionar, desenvolver e comunicar o conceito de posicionamento escolhido.

Nível de segmentação de mercado

A segmentação é um esforço para o aumento de precisão de alvo de uma empresa. Conforme Kotler (1998), a empresa pode adotar cinco níveis: marketing de massa, marketing de segmento, marketing de nicho, marketing local e marketing individual. Então conheça e conheça muito bem seu consumidor. Aquele que compra não aquele que você quer que compre.



Mas eu proponho um exercício bem interessante, que vai ajudar a visualizar esta questão de forma mais ilustrativa.

Faça cartazes que pode ser A3 ou de preferência A4, onde em cada um você incorporar imagens relativas às três principais Classes de Segmentos de Mercado: A, B e C.

Para compor este painel não use imagens de roupas ou do produto que você quer oferecer. Tente ser bem abrangente e o mais detalhista possível em relação ao universo deste possível alvo.

Use imagens de revistas de moda, ambientes doméstico e trabalho, de designe de objetos, viajens a lazer e trabalho, caso tenha, perfumes, maquiagem, música, arte, cinema, fotos de ícones deste seguimento, enfim tudo que traga informação de comportamento e atitude de cada segmento. Monte um painel de forma harmônica, seguindo uma ordem do centro para a borda, usando o critério do mais para o menos importante.

Veja como fica mais fácil visualizar se seu produto se encaixa no desejo do seguimento.  

Atitude Jovem:



                                       
                              


               
                   (Maria Lovett
                           
Faça painéis maiores e mais detalhados. Vocês perceberam que cada quadro passa uma atitude diferente da outra? Saber fazer a leitura de imagens é fundamental.  

Agora sempre que necessário, no caso de dúvidas sobre seu Cliente, pergunte ao painel. A resposta quase sempre é infalível.



O processo de segmentação e de direcionamento tem inúmeras vantagens.

1) A identificação do mercado permite que a empresa saiba quem analisar nos seus esforços para entender melhor os consumidores;

2) Uma análise e uma compreensão detalhada do mercado permite que a empresa desenvolva e implemente um composto de marketing detalhado para as necessidades específicas do mercado;

3) A identificação do mercado permite que uma empresa avalie o mercado potencial para os seus produtos;

4) Conhecer o mercado permite às empresas identificar os produtos concorrentes no seu mercado específico e desenvolver posições competitivas;

5) Direcionar-se a segmentos de mercado com um composto de marketing customizado para necessidades específicas do mercado aumenta a probabilidade de efetividade de vendas e eficiência de custo na conquista de mercado;

6) Definir e analisar um mercado permite que uma empresa posicione os seus produtos para o mercado baseada nas necessidades e preferências avaliadas;

7) Definir um mercado permite que uma empresa identifique oportunidades.



Desvantagens Segmentação e Marketing Direcionado

Como todo processo tem suas vantagens tem também suas desvantagens.

1) Aumenta custos de marketing;

2) Pode levar a uma proliferação de produtos que se torna excessivamente penosa e cara para gerenciar;

3) Afetar negativamente a resposta do consumidor aos esforços de marketing;

4) Pode impedir que um produto desenvolva a fidelidade à marca;

5) Atividades antiéticas e estereotipadas.




LEVANTAMENTO - entrevistas informais e grupos de foco a fim de obter informações sobre as motivações, atitudes e comportamento dos consumidores. Em seguida é elaborado um questionário para colher dados sobre:

Atributos do produto e graus de importância



Consciência e avaliação de marca



Padrões de utilização do produto



Atitudes em relação à categoria do produto



Aspectos demográficos, psicográficos e hábitos de mídia dos respondentes

ANÁLISE - aplicação de análise fatorial para extrair variáveis altamente correlacionadas, e em seguida, análise por conglomerado, para criar segmentos altamente diferenciados, internamente homogêneos e externamente heterogêneos.

DESENVOLVIMENTO DE PERFIL - cada segmento é detalhado em suas atitudes, comportamentos, fatores demográficos, psicográficos e hábitos de mídia, associando em todas as segmentam um nome significativo do segmento.

(Documento adquirido na Biblioteca Temática do Empreendedor – SEBRAE http://www.bte.com.br/
Sobre a estratégia comercial)

Bom definido o público alvo ou o Target, então temos que passa para outro plano, a estratégia comercial.
Toda estratégia comercial que se preze deve seguir um calendário, pois metas dependem de prazos para sua realização. Aqui é importante observar.

De posse do conhecimento de seu Target (alvo), você deve conhecer muito bem a capacidade de produção de quem vai produzir a coleção. Na estratégia de imagem da marca é que se define também em qual momento da vida dessa pessoa sua coleção vai atende-lo. Ou seja; qual o momento mais adequado (estratégia comercial): dia, noite, esporte, lazer, festa, casual, trabalho,... Etc. A esses seguimentos chamamos:

Streetwear

(Chanpagne das Cinco)
Jeanswear
                                                                                     


Casualwear


 • Cokitailwear


 • Partywear

Nightwear

Suitwear


E por aí vai: 
 Beachwear, Sleepwear,Sportswear, Kidswaer, Teenwear, Boyswear, Girlwear, Craftwear, Dancewear,
Gymwear,  Fitwear, Yogawear, Adventurewear, Skiwear, Rockwear, Hipppiewear, ..etc.

Normalmente o nome da seguimento (atitude) (Ex: street+rua + Wear+vestir) mais a palavra wear(usar em inglês) definem o seguimento ou atitude. Então defina “o” ou “os” seguimentos.

Ou seja, em que momento da vida de seu público alvo, seu produto estará presente. Essa é uma etapa muito importante, pois é quando você define a linha de produto que atende ao cliente, mas que, principalmente você tem condições de produzir e cumprir com os prazos de entrega. É claro que com a evolução da Marca você pode ou ampliar sua linha de produtos ou se especializar mais no que já está oferecendo.

Conhecer seu público alvo não é só importante; é vital para o sucesso do seu negócio. É tão importante que define sua tabela de medidas.
Cada seguimento tem seu comportamento próprio; cada seguimento passa a leitura do contexto em que vive. Tudo que usa e faz não só é influenciado pelo que realmente gosta pois está sujeito ao julgo do que dá importância.
Ter uma tabela de medidas personlisada e não uma padronizada demonstra o quanto sua marca se importa com esse consumidor.
Isso pode leva-lo a atender um nicho de mercado novo. Isso por si só já elimina boa parte da concorrência.
Vide o crescente número de confecções que fazem moda para o seguimento jovem que está acima do peso. Roupas com tabela de medidas começando a partir do 42 ou 44 só era usada para senhoras e jovens senhoras, hoje não.
Observe que mesmo dentro de um contexto sócio-econômico cultural as atitudes e comportamentos de moda variam bastante.
 Por isso observe seu consumidor final e definitivamente não o perca de vista. Essa é a única forma de se adiantar à sua nescecidade. 

Duas tabelas de medidas para confecção do tamanho 38 ao 48:


Da ESMOD Paris


                                     Perceberam que ocorre uma pequena variação. É devido a caracteristicas morfológicas morfológicas. E que influência isso, é uma série de fatores, com uma outra grande série de varaveis.
 Vejam esse quadro com tipos morfológicos humanos específicos. Preparados pelas consultoras Caryn Franklin  e  Jane Galpin, aliás compensa visitar o site http://www.howtolookgood.com/.



Definida a sua tabela, adaptada ao seu público alvo, providencie um busto de costura

   
Este é o busto da ESMOD, também utilizado aquí no Brasil pelo curso superior de moda: SENAC/ESMOD.

Há também uma forma de você resolver este problema, caso seu seguimento seja específico.


Tudo começa com uma camiseta básica e Silver Tape

 
Até aqui essas inforamções são do blog http://etsylabs.blogspot.com/2007/03/dress-form-tutorial-want-to-make-exact.html, que aliás é bem legal vale a pena visitar.

O próximo passo a técnica é com gesso e papier machê 

 
Essas foram dicas do site Threads que é show. Compensa visitar e fuçar em tudo pois ele tem muita informação bacana e é interativo, o que é melhor ainda.

 Bom voltando ao planejamento vamos às tabelas:

E são muitas. Melhor ainda se ficarem à vista da equipe de desenvolvimento. Pois cmo o trabalho exige tomadas de decisão rápida é melhor que a visualização esteja sempre à mão para todos os envolvidos. Mas lembre-se essas informções são sigilosas e devem ter acesso restrito da equipe de criação e desenvolvimento.

Cronograma para estebelecimento de prazos.
Quando eu falo em prazos falo também da necessidade de um cronograma de trabalho. Onde de forma clara estejam estabelecidos prazos, datas para a realização de cada etapa do projeto. Como no exemplo a seguir:




Vocês perceberam que algumas atividades são concomitantes, portanto a agenda deve ser utilizada, e delegar nesse momento é fundamental.




Este é o trabalho Anna Rusakova's  

Aliás a agenda é fundamental para anotar idéias e insughts. Ela pode ser substituida por um bloco de anotações. O importante mesmo é anotar tudo. Afinal nunca sbemos quando aquela luzinha vai acender.


Para a empresa de confecção moderna os elementos do design de moda vão além da combinação harmoniosa das cores, dos tecidos e da modelagem na concepção da coleção, estes ingredientes embora essenciais na coordenação de produtos estejam associados aos quesitos da qualidade. A gestão do design moderno tem outras características que vão além da qualidade, como por exemplo, a função de desenvolver a imagem da marca em todos os aspectos - formais e estéticos. Na visão empresarial, a gestão do design envolve aspectos relacionados com a inovação e modernidade da empresa. Aqui é importante observar:


 Se o seguimento é muito concorrido

 Políticas de terceirização de produção

 Análise detalhada do Target

 Obtenção de profissionais especializados

 Agilidade nas tomadas de decisão

 Busca constante de aprimoramento

 Local

 Ter uma gama variada e coordenada de fornecedores

 Acesso à informação

 Rapidez na produção e no escoamento de mercadorias

 Venda passiva e ativa

Dentro deste contexto, o desenvolvimento comercial da marca torna-se um dos pontos principais, sendo considerada a essência, ou seja, o estilo que será transmitido através da identidade da empresa. Esta identidade está ligada, no mundo contemporaneo, a dois fatores: inovação/reinvenção da marca. A inovação passa a ser o ponto - chave do desenvolvimento do produto e da confecção que nos padrões vigentes atua para conseguir mais qualidade no produto final. Desse modo o item qualidade passa a ser agregado a todo e qualquer produto não sendo considerado como diferencial, mas como exigência básica para atender bem o consumidor.

Com esta mudança de comportamento empresarial, percebe-se que o ciclo das estratégias de mercado tende a acelerar o desenvolvimento comercial da marca e, o ciclo do produto (já curto no que se refere à moda) tende a diminuir mais ainda.

Visto por este ângulo, o designer de moda contemporâneo tem como função desenvolver um estilo que seja reconhecido e associado à marca para a qual trabalha, é prioridade da gestão do design junto com outros setores da empresa, definir as estratégias de mercado, de criação e produção de uma nova linha de produtos estação após estação.

Estar conectado as novas tendências de negócios e pensar sobre produtos e mercados de modo diferente do que se está acostumado é o primeiro passo para implantar novas estratégias e obter resultados positivos para o seu negócio. Muitas vezes tendências padronizadas transformam - se em desafio ao desenvolvimento da coleção e a ousadia do designer deve prevalecer na hora da criação fazendo valer o investimento em novos valores, como por exemplo, rapidez de resposta ao concorrente e criatividade na criação e efetivação de novas estratégias de produtos.

Assim fazem parte da evolução das estratégias de negócios de moda:

Ousadia, criatividade e visão de produtos e mercados por ângulos distintos do modo atual.


• Informações de moda e mercado.


• Escolha e redimensionamento do público - alvo.


• Desenvolvimento de produto direcionado totalmente para atender características particulares do seu público - alvo.


• Quem são os seus maiores concorrentes?


• Quais as ameaças e oportunidades no mercado hoje?


• Quais são os pontos fortes e fracos do seu negócio?


• Criação de um banco de talentos na sua empresa para sugerir e desenvolver novas oportunidades de negócios e produtos.


• Capacidade de produção industrializada.


• Perfeito entrosamento entre produto/necessidades do público - alvo/capacidade de produção industrializada.


É importante ressaltar que todos os itens acima estão intimamente ligados a três fatores de extrema importância e que repercutirão na implantação das novas estratégias e produtos, são eles:


• Influências sociais, como a moda dominante imposta pelas tendências (podem mudar nossas preferências de um momento para outro).


• A evolução do ambiente cultural em que vivemos pode afetar nossos valores pessoais e sociais.


• As decisões tomadas pelos executivos das empresas podem conduzir o estilo de produtos para determinados rumos.


Para alcançar o futuro, o gestor do design de moda deverá incorporar aos investimentos tradicionais (financeiro, produção, vendas e intelectual) dois novos investimentos: no desenvolvimento de novas idéias e no risco de executá-las. Sairá vencedor que for mais ousado e empreendedor.

De acordo com Dora Costa (fashion designer, consultora de moda e docente da Graduação em Moda da FMU)


Dimensionamento da coleção


Em posse de todas as informações anteriores sobre público alvo, capacidade de produção é hora de dimensionar a coleção. O que significa que você deve estudar e planificar a quantidade modelos que deve ter sua coleção ou o tamanho da coleção em números de modelos.

Vamos supor que você vá fazer uma coleção de Verão 2011 feminina, de moda jovem.

Agora vamos tentar racionalizar essa tarefa da seguinte maneira:


(Marca hipotética)  




Diga aqui em poucas palavras sobre o conceito da marca e sobre o conceito da marca para a estação. Fale também sobre a inspiração, cartela de cores, shapes (linhas de formas), tecidos e aparência dos acabamentos da coleção. Também de estamparia corrida, localizada, bordados,... Etc. Seja breve, use a linguagem de sua cliente e não se esqueça o conceito se estende à forma de comunicação.

Monte painéis com imagens e elementos da inspiração e que passem a idéia do conceito de forma clara e objetiva.





Importante:


A comunicação em moda deve sempre ser clara e muito objetiva.

Escolha sua cartela de cores. Pense em número de cores variadas que ajudem a trazer o espírito de moda que você quer passar. Aqui você deve saber também qual a proposta de mercado para facilitar a compra de tecidos.

Próximo passo é definir shapes. Diz-se a respeito de shapes os volumes dos modelos que vão passar a idéia de inspiração e do conceito de moda. Entre três e cinco shapes é a média, lembre-se que esses shapes são o que define conceito de moda e não a coleção total. E é possível trabalhar bem. O número de shapes pode mudar de acordo com o conceito proposto. Seguindo as diretrizes do Planejamento Estratégico de Imagem da Marca.















Imprima e use. É só colocar uma folha em cima e desenhar seus próprios modelos.

Inspire-se:

Melhores Looks da Pixie Market para o verão 2011

Planejamento de Tecidos

Aqui você vai definir: o que vai ser feito, com o que. Veja exemplo:

Quadro de planejamentos de tecidos




É importante também que você faça um quadro de aprovação das peças pilotos. Assim você fica sabendo exatamente quantos modelos você tem de cada item.

É interessante que você o faça da forma mais organizada possível. Divida por Matéria prima: tecido plano: por tipos de tecido plano (tricolines, xadrez, sarja, gabardine, seda,... etc.), malha isso, malha aquilo, por estampa corrida, localizada, por acabamento (bordão, lavagem, texturização...) enfim quanto mais detalhado melhor. Exemplo:
    Blusas      Batas        Pçs de malha  Tops  Camisas   Saias    Shorts
Sketchs: Designe Nexus


Inspire-se:


 






 
model: Katerina Tumanova e Kristin Kass

Leia tudo de:




 

E mais Tudo que encontrar neste link: CLIQUE AQUI.

Além, é claro, de visitar as livrarias do SENAC MODA, da UAM moda e de todas as outras faculdades e universidades de moda que tenham publicações de moda e bibliotécas de livre acesso. 

PLANEJE O FUTORO, MAS ESTEJA ATENTO AO MOMENTO PRESENTE.



ESTE TRABALHO FOI FEITO COM O INTUITO DE ELUCIDAR QUESTÕES RELACIONADAS aO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE COLEÇÕES DE MODA, QUE SE SEGUE AO TRABALHO DE CRIAÇÃO E CONCEPÇÃO DE UM PROJETO DE MODA.



QUERO DEIXAR CLARO QUE O TRABALHO DE UM ESTILISTA SE DESDOBRA EM MIL, SE NÃO EM UM MILHÃO, SOBRE O QUE FOI APRESENTADO. É UM TRABALHO QUE ENVOLVE MUITOS PROFISSIONAIS DE VÁRIAS ESPECIALIDADES.



HOJE ESSE TRABALHO JÁ EVOLUIU MUITO, MAS MUITO MAIS TEM DE EVOLUIR, E ISSO SE DÁ COM TRABALHO DE PROFISSÍONAIS SÉRIOS QUE SE DEBRUÇAM INCANSÁVELMENTE POR HORAS, DIAS, MESES, ...ENFIM UMA VIDA.



ANTES QUE NOS JULGUEM SIMPLISTA EM RELAÇÃO AOS CONCEITOS DE MARKETING E GESTÃO ADMINISTRATIVA E GERENCIAL, QUERO SALIENTAR E LEMBRAR QUE É UM TRABALHO PARA UM BLOG E COMO BUSCAMOS UM RELACIONAMENTO COM O PÚBLICO QUE ACOMPNHA O NOSSO TRABALHO, ESPERO PELO CONTATO PARA QUE POSSAMOS ATRAVÉZ DO DIÁLOGO TENTAR ELUCIDAR, NA MEDIDA DO POSSÍVEL, TODAS AS DÚVIDAS A RESPEITO DO SIMULADO AQUI APRESENTADO.


NOSSA INTENÇÃO FOI; MOSTRAR O MECANISMO  DE DESENVOLVIMENTO DO PRODUTO DE MODA DE FORMA SIMPLES, CLARA, OBJETIVA E DIDÁTICA. E TAMBÉM  MOSTRAR UM POUCO DO BACK ESTAJE QUE ENVOLVE NOSSA PROFISSÃO. QUE DIFERENTE DO QUE MUITOS PENSAM TAMBÉM É  OPERACIONAL E SISTEMÁTICA. É QUE COMO QUALQUER OUTRO OFÍCIO. EXIGE DISCIPLINA E DEDICAÇÃO.
(O complemento desta postagem será feito no decorrer dasemana.)






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