terça-feira, 29 de junho de 2010

TENDÊNCIAS PARA OUTONO E INVERNO 2011

Calendário internacional de moda para Julho e agosto




Primeiro Dossiê de Inverno 2011


Pois é nosso inverno mau acabou e cá estou falando de inverno 2011. Na indústria de moda é assim mesmo; enquanto se vende uma estação de moda prepara-se outra.
Isso acontece por uma simples questão de logística; quanto maior a produção mais cedo se começa a produzi-la. É assim com toda a cadeia de moda. Quem sempre começa primeiro são os fabricantes de pigmentos de cor, com seis anos de antecedência. São as multi-nacionais fabricantes de matéria prima. Isso se dá com seis anos de antecedência e começa com a indústria automobilística, é quando você começa a se habituar com cor, ou cores novas, depois vai para o designe de interior(decoração) com três anos de antecedência, e por fim chega à moda. Não sem antes passar pelos escritórios de Trend Hunter (Caçadores de tendência), que dão toda fita, ai vêm os escritórios de informação de moda, que filtram tudo, metodificam, racionalizam, agregam o que está up-to-date nos circulos culturais, identificam comportamentos, atitudes, criadores, estilistas e grupos culturais insurgentes que venham acrescentar e/ou influenciar no comportamento de consumo futuro e repassam por fim aos estilistas e marcas de moda.                

São tantas propostas que fica quase impossível administrá-las, escolher caminhos ou mesmo saber no que apostar.Bom, o mais acertado mesmo continua sendo conhecer o mais detalhadamente possível o seguimento para o qual sua marca é direcionada e optar por produtos que venha acrescentar algo de novo em seu estilo pessoal. Está cada vez mais difícil evangelizar consumidores. Simplesmente as pessoas não querem se vestir de uma unica marca e sim de várias. Com isso acreditam construir seu estilo pessoal. Isso lhes dá liberdade para encarar novos personagens, renovar a imagem e exercitar a criatividade. Frutos da inclusão digital de um mundo cada vez mais globalisado. 
vou começar com os shapes que eu mais gostei e desta vez recorri a uma  Übermodel para apresentá-las:


















































No final da postagem há um artigo sobre nossa Übermodel que é simplesmente imperdível, mas agora voltando às nossa pesquisa de inverno 2011 vamos ver o que os principais Bureaux pesquisa de moda  preparam. Mas antes tenho um presentinho; dois modelos de ficha técnica. São bem simples mas fundamentais para organização de qualquer confecção que se preze.

Ficha Técnica de Desenvolvimento para Confecção:

   



Bem vamos às cores: 


cartela complementar

Como sempre a Pantone lança um belo Book de tendência de cores e para ilustrar com suas cores convida estilistas para compor seu estilo com as cores propostas. Compensa visitar o site e ver o book completo. É só clicar aqui.  

                     Peter Som







                    Tracy Reese

















                    Rebecca Taylor









 A International Textile Exihbition, feira voltado para o segmento de linhas de malharia e tricô, apostou em quatro temas:

Play


                                            Cores                 Combinações

                                           
Scape


                                             Cores                  Combinações 

                                           
Explore

                                           Cores                           Combinações          

                                           
Shine

                                          Cores                           Combinações                      

Pessoalmente acho essa cartela de cores muito bacana e o mais legal é sem dúvida a combinação de cores e se vocês prestarem atenção ela é dada com a porcentagem de cor para cada combinação.










Aposta em um estilo Retrô, o cheiro de vintage é forte e vem dos idos da década de 1940. Ainda acredita no Militarismo Romântico. Aqui vale esclarecer que apesar da moda viver do "Novo", ela não pode descartar uma tendência totalmente, principalmente no que diz respeito à cor, como eu disse por uma questão de logística. Isso quer dizer que as indústrias de matéria prima produzem com muita antecedência, pois tem que suprir uma demanda mundial e isso quer dizer também que essa quantidade tem que ser escoada ou seja baixar os estoques para evitar prejuízo.    
















Trendzine é uma empresa que vende informação de moda. É bem bacana para quem pode pagar vale o preço. Você pode acompanha-la também no facebook.
Nesse caso, assim como de outros bureaux, o rítimo é louco é necessário muita atenção e critério para entender e fazer uso da profusão de informação.  


A Cosmoworlds empresa de informação de tendência de moda, que se dedica a suprir a indústria criativa aponta cinco caminhos:


 Puritan



Reflection


Rugced



Exotic

Identikit


Vale agora, salientar o que foi visto nas passarelas em relação à combinações de cores e estamparia: 


Vermelho Sangue

Gótico Chique


Peles Falsas ou Não


Oversized e Assimétrico 


Militarismo Exótico


Floral Gráfico


Volorisando o Busto


Caleidoscópio
(Imagens Fashionary Blog)


O Millonslooks destaca:

A gola tartaruga


As golas com colarinho alto


Os Maxi-vestidos

O estilo Militar (unanimidade)

O Pachtwork


O Poncho


O Matelassê


As Botas de cano alto e largo


As Wild Pants Ou calças largas


As Franjas


O uso de luvas

O cinto em estilo Lo-Fi com certeza é vedete!

O  que é lo-fi?
É um termo usado em música que define baixa resolução. Na moda seria o acabamento rústico. Mcqueen foi quem trouxe marcando a cintura de seus luxuosos modelos.






Bom e agora as peripércias de nossa Übermodel :

Blythe















Herakut: Street/Urban Art



By
Mina Emeringh










E Para McQueen














Fashion Bullshit

Impagável o trabalho do site Fashematics, inspiração as avessas que faz sentido destrói qualquer glamour. 

















Bom por enquanto é isso. No próximo post vamos falar um pouco sobre os caminhos da criação de moda e mostrar as idéias para desenvolvimento.  

4 comentários:

  1. Marcos passei para conhecer seu blog ele é not°10
    show, espetacular desejo muito sucesso em sua caminhada e objetivo no seu Hiper blog e que DEUS ilumine seus e da sua família
    Um grande abraço e tudo de bom
    Ass:Rodrigo Rocha

    ResponderExcluir
  2. Oi Marcos!!!
    Adorei as informações!!!
    E a Blythe realmente é uma boneca muito estilosa, lindinha!!!

    Super beijo!!!

    ResponderExcluir
  3. Bacana encontrar profissionais da área da moda que postem informações tão interessantes quanto as suas!!
    Sou estudante de moda, em SC, e estava vagando a procura de informações sobre tendências para um trabalho, por sorte aqui me encontro!!
    Obrigada pelas informações e parabéns pelo seu blog!

    Beijos!!

    ResponderExcluir